A Polícia Federal deflagrou a Operação Death Trader, que visa combater o tráfico transnacional de armas de fogo. No âmbito da deflagração foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão preventiva em Ponta Porã/MS.
As investigações tiveram início em janeiro de 2024 com a apreensão de um fuzil pela PRF, que estava sendo transportado em compartimento oculto, a partir desta ocorrência foi identificada a atuação de organização criminosa especializada neste tipo de delito, que, supostamente, já internalizou centenas de armas de fogo ilegais em território nacional.
Durante as buscas foram encontrados vários acessórios de armas de fogo, munições de pistola e fuzil, bem como material que era utilizado pelos investigados para confecção de compartimentos ocultos para o transporte de objetos ilícitos como armas e drogas.
Ao final dos procedimentos foi realizada a prisão em flagrante de duas pessoas pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e obstrução de investigação de organização criminosa.