O que deveria ter sido uma noite de bênçãos e agradecimento pela semana que passou, se transformou em um momento de tensão para os fiéis da Paróquia São José, localizada no centro de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.
Durante a missa das 19h de domingo, 8 de outubro, enquanto os fiéis estavam no momento do ofertório, um indivíduo identificado como um dependente químico, conhecido pelos moradores da região, se aproximou da fila e começou a pedir esmola aos presentes. De acordo com relatos de testemunhas, outro homem ainda não identificado se irritou com a situação e tirou do bolso um spray de pimenta, em direção ao pedinte.
O gás tóxico se espalhou rapidamente pela igreja, causando desconforto, tontura e ardência nos olhos dos fiéis. Assustados e sem saber o que estava acontecendo, muitos correram para fora da igreja em busca de ar fresco.
Apesar da confusão, a celebração ocorreu normalmente sem interrupções e até o momento, a igreja não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o incidente. Como não houve registro de boletim de ocorrência, a situação inusitada envolvendo o usuário se torna apenas mais uma entre as inúmeras que ocorrem diariamente, não apenas no comércio, mas agora até mesmo dentro das igrejas, onde nem mesmo um momento de fé e comunhão fraterna parece ser respeitado. Situação lamentável em ambas partes!
Por Wagner Junior