Na tarde de segunda-feira (22/07), uma guarnição da Polícia Militar realizava patrulhamento ostensivo no centro de Ponta Porã quando avistou um veículo Hyundai/Tucson, de cor preta, com placa paraguaia que, ao notar a presença da viatura, o condutor acelerou bruscamente.
Ao abordar o veículo, os policiais identificaram o condutor, um indivíduo de 32 anos de idade que, segundo consulta às autoridades paraguaias, possui antecedentes criminais por tráfico de drogas e roubos de veículos no Paraguai. O passageiro, de 28 anos de idade, apresentou aos policiais um RG com sinais de falsificação (papel e coloração diversa). A checagem da cédula de identidade com a Polícia Civil de São Paulo revelou que a fotografia não correspondia à sua pessoa.
Na sequência, o indivíduo entrou em contradições, afirmando ser natural do Piauí e estar apenas com a documentação de São Paulo. A consulta à Polícia Civil e Militar do Piauí confirmou sua verdadeira identidade, sendo este um indivíduo de 30 anos de idade, com mandado de prisão em aberto a cumprir por 29 anos, incluindo passagens por roubos, organização criminosa, receptação, porte ilegal de arma de fogo e homicídio de um Policial Militar no Distrito Federal.
Diante da situação, o autor tentou subornar os policiais, que recusaram a proposta e o prenderam. Durante a prisão, ele resistiu à ação policial com socos e chutes, causando escoriações no punho esquerdo e nos joelhos de um dos policiais.
Após a imobilização, o autor foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia Civil, junto com seu acompanhante e o veículo, para as devidas providências.
Assessoria de Comunicação Social do 4º BPM/CPA 4