No contexto da Operação Ágata Fronteira Oeste II, militares do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada (11º RC Mec) apreenderam na madrugada desta sexta-feira, 12/04, na cidade de Ponta Porã, cerca de 400 caixas de cigarros, que estavam escondida em um veículo VAN.
O veículo VAN, foi abordado no anel viário de Ponta Porã, em um Posto de Bloqueio e Controle de Estrada (PBCE), o motorista tentou evadir-se do local e depois de uma perseguição abandou o veículo. Ao revistarem o interior do veículo, os militares encontraram cerca de 400 caixas de cigarro, perfazendo um total 20.000 pacotes.
O material apreendido, foi avaliado em torno de R$ 1 milhão e 100 mil reais, juntamente com o veículo furtado, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã.
Importante destacar que durante a Operação, na área da 4ª Bda C Mec, já foram apreendidos cerca de 110 milhões de reais em ilícitos, desta, em torno de 62 milhões de reais de entorpecentes.
Ressalta-se, ainda, que todo o trabalho acontece por meio de ação integrada das Forças Armadas com a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Secretaria Nacional de Políticas Penais, as Secretarias de Segurança Pública, as Polícias Civis, as Polícias Militares e Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas.
A operação se dá em prol da sociedade e o seu sucesso depende da colaboração de todos, por isso, foi disponibilizado um serviço de disque denúncia por meio do telefone 0800 358 0007. As ligações efetuadas para o telefone não têm custo para o cidadão e funciona de forma ininterrupta, respeitando-se o anonimato.