Na segunda-feira 18, policiais desta especializada, no âmbito da Operação PROTETOR, receberam informações de inteligência no sentido de que uma residência localizada na Rua Rosa Azul, Jardim das Rosas, município de Ponta Porã/MS, estaria sendo utilizada para armazenar produtos ilícitos, tais como drogas e pacotes de cigarros, bem como, seria o esconderijo de dois procurados da justiça.
Diante das informações, por volta das 10h00, os policiais da DEFRON foram até o local indicado e visualizaram o portão da residência aberto, sendo que um dos moradores estava na área da frente da casa, como se estivesse aguardando a chegada de alguém. Os policiais, então, abordaram o morador, que se identificou com um determinado nome, apresentando um RG para comprovar sua identidade. Na sequência, outro morador da residência se apresentou para os policiais e também passou seu nome e um RG para os policiais checarem.
Durante as checagens os policiais notaram indícios de falsificação nos documentos apresentados pelos indivíduos. Eles foram confrontados e acabaram confessando que apresentaram documentos falso, fornecendo seus nomes verdadeiros. Após apuração, constatou-se que ambos possuíam mandados de prisão em aberto tanto na Justiça Estadual do Estado do Mato Grosso do Sul quanto na Justiça Federal, um deles com dois mandados de prisão por tráfico de drogas e o outro com um mandado de prisão por homicídio.
No local os policiais também encontraram um revólver calibre .357, com 08 munições, diversos documentos falsos dos dois indivíduos, mais de 13 mil reais em dinheiro, que não souberam explicar a origem, e dois veículos automotores com suspeita de adulteração, um FIAT Mobi e um FIAT Strada. Em checagens, constatou-se que o FIAT Mobi possui registro de furto no Estado de São Paulo.
Desse modo, os dois envolvidos e todo o material apreendido foram conduzidos para a sede da DEFRON, município de Dourados/MS, local em que foram autuados em flagrante por uso de documento falso e receptação.