Internado com pneumonia o Papa recebeu transfusão de sangue e oxigênio de alto fluxo. O Vaticano segue monitorando o quadro de saúde do Pontífice.
O Papa Francisco sofreu uma crise respiratória asmática prolongada neste sábado (22), enquanto segue internado no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia bilateral. Segundo o Vaticano, ele precisou de transfusão de sangue e oxigênio de alto fluxo, e seu estado continua crítico.
Quadro clínico e riscos
De acordo com o boletim médico, exames indicaram que o Papa apresenta trombocitopenia associada à anemia, uma condição que reduz as plaquetas no sangue, aumentando o risco de hemorragias.
A maior preocupação dos médicos é a possibilidade de que os germes das vias respiratórias alcancem a corrente sanguínea, o que poderia provocar sepse, uma infecção generalizada.
Recuperação sem previsão de alta
O médico Sérgio Alfieri, que acompanha Francisco, afirmou que ele ficará internado pelo tempo necessário até que seja seguro retornar ao Vaticano. Apesar do estado delicado, o Papa conseguiu ir até a capela do hospital para rezar por 20 minutos.
“Ele é o Papa, mas também é um homem (…) Se o corpo tem quase 90 anos, a cabeça é de 60 ou 50”, declarou Alfieri à Rádio Vaticano.
O Vaticano segue monitorando o quadro de saúde do Pontífice, sem previsão para sua recuperação total.
#DIARIODOPOVO