Ex-vereador de Ponta Porã é preso por grilagem de terra da União
Durante as diligências surgiram novos indícios implicando o ex-vereador e os demais investigados
Ademir Cesar Mattoso, ex-vereador de Ponta Porã, foi preso pela Polícia Federal (PF) em Três Lagoas. Ele é investigado por grilagem de terra da União na Operação “Res Publica”.
A PF cumpriu mandado de prisão preventiva contra o ex-vereador, que estava foragido. Um servidor da prefeitura também é investigado e segue foragido. A Justiça Federal expediu medidas cautelares contra outras três pessoas.
A Operação “Res Publica” apura a atuação de organização criminosa que invadia, ocupava e vendia terras públicas da União em Ponta Porã. A PF cumpriu 32 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva.
A grilagem de terras é um crime que causa prejuízos ao meio ambiente e à economia nacional. A PF reforça a importância da colaboração da população para o combate a esse crime.
Em setembro, o Ministério Público Federal pediu o arquivamento do processo “em decorrência da inexistência de justa causa para o oferecimento da denúncia”. A Justiça Federal determinou o arquivamento do inquérito policial.
Entretanto, o esquema continuou sendo apurado pela Polícia Federal e durante as diligências surgiram novos indícios implicando o ex-vereador e os demais investigados. Além de invadir terras da União, a organização praticava outros crimes, como corrupção, falsidade ideológica e estelionato.