Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, neste sábado (23), em Maracaju, um total de R$ 1,1 milhão em produtos contrabandeados. As apreensões ocorreram em duas ações distintas, na zona rural do município, sem que qualquer suspeito fosse preso.
Na primeira ocorrência, os agentes patrulhavam a MS-460 quando encontraram um veículo GM Classic abandonado às margens da rodovia. Durante a vistoria, foram encontrados diversos pacotes contendo defensivos agrícolas contrabandeados do Paraguai. A carga, avaliada em R$ 722 mil, foi encaminhada à Receita Federal em Ponta Porã. Apesar das diligências realizadas nas proximidades, nenhum suspeito foi localizado.
Em uma segunda apreensão, os policiais localizaram um GM Voyage abandonado na MS-164, também na zona rural de Maracaju. No interior do veículo, estavam 400 caixas de cigarros, também contrabandeados do Paraguai. O valor estimado da carga é significativo, e o material foi igualmente encaminhado à Receita Federal de Ponta Porã.
As ações fazem parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater o contrabando e o crime organizado na região de fronteira.