Na manhã desta quinta-feira (13), um GM/Tracker com queixa de roubo no mês passado na cidade de São Paulo (SP) e um Fiat/Cronos com registro de apropriação indébita também na capital paulista em 2022 foram apreendidos pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira). A ação policial ocorreu na MS-164, na zona rural de Maracaju.
Os policiais identificaram que os veículos estavam carregados com cinco mil pacotes de cigarros e 50 kg de defensivos agrícolas contrabandeados do Paraguai.
Os flagrantes ocorrem quando equipes do Departamento faziam bloqueio na rodovia quando deram ordem de parada aos condutores dos veículos que seguiam em alta velocidade. Os motoristas não obedeceram e seguiram em direção a cidade de Maracaju. Alguns quilômetros a frente eles abandonaram os veículos e fugiram a pé em meio a uma mata.
Diligências foram feitas, mas nenhum suspeito localizado. Os interiores dos dois veículos estavam abarrotados com o material contrabandeado, avaliado em aproximadamente meio milhão de reais. Os carros e os cigarros foram encaminhados à Receita Federal de Ponta Porã.
Com mais estas duas apreensões chega a sete o número de veículos com registro criminal apreendidos nesta semana pelo DOF no contrabando de cigarro em Mato Grosso do Sul.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.