Um golpe de oferta imobiliária com preço atrativo, está fazendo vítimas na fronteira. Os criminosos tem o mesmo ‘modus operandis’. Um perfil falso é criado na rede social Facebook e então, através do perfil, realizam os anúncios em grupos de compra, venda e ofertas. As vítimas se interessam pela localização, qualidade do imóvel e, principalmente, pelo preço ofertado.
Os criminosos são contactados pelas vítimas através do whatsapp inserido nos anúncios e os mesmos informam as vítimas que para garantir o imóvel é necessário pagar uma quantia pela reserva do local, informando que tudo será feito através de contrato. A vítima, mais segura, deposita ou transfere a quantia que varia entre R$ 1.200,00 a R$ 2.000,00 com a garantia que o contrato será enviado após o pagamento da reserva. Então, o pagamento é realizado e os criminosos já não respondem mais.
O golpe praticado através da web já fez mais de 50 vítimas na fronteira, principalmente estudantes de medicina que migram para a região para estudar.
Dica para não levar golpes do tipo:
– não pague nada adiantado e não faça negócios do tipo pelas redes sociais;
– garanta que a empresa intermediária seja séria, tenha marca consolidada ou reputação no mercado;
– não pague nada sem contrato ou recibo;
– vá até o local para garantir que a oferta seja verdadeira;
– desconfie de ofertas com preços abaixo do valor de mercado.