Por volta das 15 horas, de segunda-feira, dia 1º de julho, no âmbito da Operação Protetor, policiais da Defron (Delegacia Especializada na Repressão aos Crime de Fronteira), realizavam patrulhamento na rodovia MS-156, na altura do km 65, no município de Amambai, na região de fronteira com o Paraguai, quando visualizaram um veículo Citröen C3, de cor prata, com velocidade incompatível com a via e aparentando excesso de peso.
Diante das constatações, a equipe da Defron passou a fazer acompanhamento tático e a emanar ordem de parada com sinais sonoros e luminosos, no entanto, o motorista empreendeu fuga.
Durante a perseguição o motorista furou um bloqueio policial da PMR (Polícia Militar Rodoviária) e passou a ser perseguido por esta outra força policial.
Após alguns quilômetros de perseguição o veículo foi alcançado tanto pela Defron quanto pela PMR. O motorista, identificado como E.R.M.N., 19 anos, rendeu-se e informou que o automóvel estava carregado com 580 quilos de maconha.
O carro foi checado e notou-se que estava com as placas de identificação adulteradas, bem como, constatou-se que foi furtado no Estado do Espírito Santo, no mês de fevereiro do corrente ano.
Ante os fatos, o indivíduo foi autuado em flagrante delito pelos crime de tráfico de drogas, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, na sede da Defron, em Dourados. O entorpecente apreendido está avaliado em cerca de 1,2 milhão de reais nos grandes centros.