Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na madrugada desta quarta-feira (28), na rodovia MS-386 entre Ponta Porã e Amambai, uma carreta Scania 330 acoplada a um semirreboque carregado com grande quantidade de fardos prensados de maconha, com peso total de oito toneladas, além de 750 pacotes de cigarros e 20 pneus.
Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia, área rural do município, quando deram a ordem de parada ao condutor que desobedeceu e tentou fugir, até ser alcançado e detido. Inicialmente o homem, de 29 anos, que reside na cidade gaúcha de Perobá, disse que veio da cidade do Rio Grande (RS) até Maracaju, onde carregou o veículo com soja.
Durante seu retorno ao Rio Grande do Sul passou em Ponta Porã, onde um desconhecido teria colocado pneus entre os grãos. Durante a vistoria na carga, os policiais localizaram a droga. A carga de grãos foi então descarregada em uma cerealista e constatou-se não apenas a maconha e os pneus, mas as caixas de cigarros.
O helicóptero Harpia da CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) apoiou os militares do DOF no deslocamento da carreta com a droga até Dourados para a confecção do Boletim de Ocorrência. A carreta com a droga e o contrabando apreendidos serão entregues na Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 16 milhões.