Comparte en:
Os primeiros traços da revitalização da linha internacional já iniciaram. No trecho acontece a obra de pavimentação asfáltica da Avenida Internacional, entre as ruas Maracaju e 18 de julho.
São 770 metros de pavimentação no local aonde está previsto a construção de um parque linear com campo de futebol, pista de skate, quadras poliesportivas, ciclovia e pista de caminhada.
As obras dão o início prático da revitalização.
Uma nova fase de desenvolvimento e cooperação se inicia entre as cidades gêmeas de Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, com as obras de revitalização e urbanização da linha internacional que as separa.
A iniciativa visa transformar a grande avenida que une os dois países em uma área moderna, funcional e atraente para moradores e visitantes. Além disso, busca acabar de vez com graves problemas de infraestrutura urbana, como alagamentos que atingem casas e comércios da região em dias de fortes chuvas.
A revitalização e urbanização da linha internacional será executada pela Prefeitura de Ponta Porã com R$ 85 milhões, conquistados junto ao Fonplata – banco criado para financiar projetos de desenvolvimento da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, que formam a Bacia do Prata. Desse montante, R$ 30 milhões é contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Seilog.
Ao todo, serão revitalizadas 5,7 quilômetros da linha internacional, no trecho que vai do atacadista da MS-164 até a rotatória na BR-463.
Estão previstas a construção de um calçadão com espaço para shows e eventos culturais, um novo terminal rodoviário, um estacionamento com placas solares, comércio com contêineres, duas praças públicas, duas praças esportivas, sendo uma delas com campo de futebol com grama sintética, e uma praça infantil.
Todo o trecho terá ciclovia integrada.
Além de melhorar a acessibilidade e a mobilidade entre as duas cidades, facilitando o fluxo de pessoas e bens, as medidas vão proporcionar um ambiente agradável para a população desfrutar.
A revitalização da linha internacional entre as duas cidades também trará benefícios econômicos significativos. Com uma infraestrutura melhorada, é esperado que ocorra um aumento do comércio bilateral. O turismo também deve ser impulsionado, já que a região passará a oferecer uma experiência mais agradável e atrativa para os visitantes.